quarta-feira, 7 de março de 2012

História do que não aconteceu: mitos e equívocos.

 
Baseado num texto IEEE Global History Network


A primeira lâmpada de Edson

Thomas Edison não inventou a primeira lâmpada, nem mesmo a primeira lâmpada incandescente. Ele inventou uma lâmpada incandescente confiável, de longa duração e fabricável. A primeira lâmpada de Edison não é conservada em nenhum museu, porque foi quebrada em laboratório a fim de se descobrir o que a fizera trabalhar tão bem.


Onde Heinrich Hertz foi enterrado

O nome de Heinrich Hertz é amplamente conhecido na história da ciência e engenharia – ele foi primeiro a demonstrar experimentalmente a produção e detecção das ondas eletromagnéticas preditas por James Clerk Maxwell,[1] e, como resultado, a unidade de frequência – ciclos por segundo – tomou o nome de Hertz (Hz) em sua homenagem. Hertz nasceu em Hamburgo em 1857, cujo pai era de uma família muito bem sucedida, rica e educada, que convertera do judaísmo para o luteranismo uma geração antes. A mãe de Hertz era filha de um pastor protestante. Assim, não causa surpresa que o corpo de Hertz, que morreu tragicamente jovem, aos 37 anos, tenha sido enterrado no cemitério protestante de Ohsdorf (que atualmente considera a si mesmo o maior cemitério do mundo).

Se você procurar no Google, quase todos os sites afirmam que Hertz está enterrado no cemitério judeu de Hamburgo, que é uma impossibilidade cultural. Para desfazer o equívoco basta procurar a listas das pessoas famosas cujos corpos estão enterrados no Ohlsdorf. Lá está consignado: “Hertz, Prof. Heinrich Rudolf, 1857 – 1894, Physiker, Q24, Q25 (53-58).”


O SOS do código Morse não significa “Save our Ship”

As letras S-O-S foram escolhidas para substituírem as anteriores C-Q-D copo pedido de socorre porque o padrão três pontos, três traços, três pontos (. . . ― ― ― . . .), seria mais facilmente distinguível em um fundo de ruído.


Pedido de socorro do Titanic

O pedido de socorro do Titanic não foi ouvido por operadores de rádio nos Estados Unidos, pois seus rádios não tinham tanta sensibilidade. O que os operadores ouviram foi o tráfico de rádio que passava de navio a navio e de navio para as estações costeiras.

[1] Aqui temos uma ironia que só enfatiza que mitos são mesmo onipresentes. Maxwell, de fato, não previu a existência das ondas eletromagnéticas. Segundo Hunt (The Maxwellians): “Assim, talvez seja surpreendente que a mais completa exposição que Maxwell formulou de sua teoria, o seu Treatise on Electricity and Magnetism de 1873, não contenha as quatro famosas ‘equações de Maxwell,’ nem tampouco sugira como as ondas eletromagnéticas são produzidas ou detectadas. Estes e muitos outros aspectos da teoria estavam completamente ocultos na versão apresentada pelo próprio Maxwell; nas palavras de Oliver Heaviside, eles estavam ‘latentes’ na teoria, mas não ‘patentes’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário